Nova Escola de Marketing
Transformação Digital

Como iniciar a Transformação Digital da sua empresa

Ser empreendedor requer acima de tudo ter coragem. A palavra empreendedorismo se originou a partir da palavra francesa entrepreneur que significa “Aquele que incentiva as brigas”. Se você não está disposto a brigar pelos seu sonhos e a correr riscos para poder crescer, nem comece essa jornada.

O economista austríaco Joseph A. Schumpeter resume o empreendedorismo em “destruir o velho para se criar o novo.”

Transformação Digital

A Transformação Digital chegou para acelerar o crescimento de todo o mercado e oferecer experiências melhores aos consumidores e mesmo aos colaboradores de qualquer empresa.

Como qualquer disrupção, as mudanças são grandes e precisam, antes de tudo, começar no mindset da empresa.

A diferença é que, nesta disrupção, as mudanças têm de ser aplicadas de forma extremamente rápida devido às mutações diárias que ela traz.

Tudo isso pode acabar parecendo algo pouco palpável ou mesmo futurístico, mas A Transformação está acontecendo neste exato momento.

O exemplo mais fácil de ser compreendido é o da empresa Uber – que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional. A grande diferença é seu aplicativo, que proporciona novas formas de pagamento, maior agilidade no atendimento ao cliente e acima de tudo um valor significativamente menor ao serviço tradicional.

A Uber enxergou novas possibilidades nessa era digital e empreendeu sem medo de correr riscos. Assim como ela, qualquer segmento de mercado pode e deve se adaptar a novas tecnologias.

E, quando falamos em tecnologia, isso não se resume ao seu setor de TI e Marketing Digital. A Tecnologia abrange praticamente todos os setores da empresa. São novas formas de se comunicar com seus colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.

Principalmente clientes. Eles são a chave que abrem a porta da Transformação Digital.

“Quando a organização pergunta a si mesma “como o mundo digital vai mudar as regras da competição em nosso setor de indústria?” e a resposta é “mudando a maneira como a tecnologia será usada na própria organização, transformando processos e modelos de negócio”, estamos começando a falar de Transformação Digital.”

O IDC afirmou que, neste ano de 2017, um em cada três CEOs das 3 mil maiores empresas da América Latina colocaria a Transformação Digital como base de sua estratégia corporativa. E, segundo a Forrester, até 2020 as empresas digitais serão as líderes de mercado.

De acordo com Federico Tagliani, a Transformação Digital envolve 4 pilares:

  • Processos (melhoria da eficiência);
  • Pessoas (melhoria da experiência do cliente);
  • Tecnologia e inovação;
  • Vantagens competitivas aliadas a esses novos processos.

Para entender melhor como começar sua Transformação, separamos 3 passos iniciais:

1ª Passo

Entender que, acima de tudo, a Transformação Digital é sobre pessoas, não tecnologia.

As mudanças só são possíveis quando as empresas dão oportunidades para seus colaboradores evoluírem os processos e alcançarem resultados expressivos em um mercado cada vez mais competitivo. Empresas que não oferecem oportunidades de mudança na era digital  – ou mesmo que não escutam seus colaboradores – costumam ter alta rotatividade de funcionários, um indicador de que algo está errado.

2º Passo

Repensar seu modelo de negócio.

Como vem acontecendo desde a massificação das redes sociais, os consumidores estão mais exigentes, criando a necessidade do mercado se moldar às suas expectativas. Daí surgem novos modelos de negócio adaptados à esta nova era digital. Basta tentar se lembrar de como era ver filmes antes do Netflix ou escutar músicas antes do Spotify para entender como esses novos modelos revolucionaram o mercado.

3º passo

Descobrir seu estágio na Transformação Digital e entender quais os próximos passos.

Apesar da Transformação exigir mudanças rápidas, quase diárias, é importante ter um panorama a longo prazo. O estágio digital da sua empresa precisa ser entendido por todos: de líderes à estagiários. Só será possível se transformar com o esforço coletivo de todos os setores.

As possibilidades da Transformação Digital são quase infinitas. Para ficar por dentro de informações, notícias, novidades e tendências, acesse agora o Portal Transformação Digital.

Foto de perfil de Clint Digital

Clint Digital

Assista à série Marketing Hacks!

Opinar







Patrocinadores

Web EstratégicaMonetizze

Mantenedores

LaharSEMRushLeadLoversSambatechClint.digitalUnbounce

Marketing focado
em resultados!  

Receba o melhor conteúdo de marketing no seu e-mail toda semana: