Nova Escola de Marketing

Passo a passo para criar as personas de seu negócio

Antes de começar qualquer negócio na internet, é fundamental determinar o público-alvo, pois será o ponto de partida para definir todas as estratégias de marketing e vendas.
A melhor forma de definir o seu público-alvo é criar uma persona, pois vai possibilitar o empreendedor a trabalhar com as necessidades, as dores, os desejos, sonhos das pessoas para oferecer as melhores soluções.

Mas o que é uma persona?
Persona é a personificação do cliente tradicional representado por um personagem que possui as características comuns de seus clientes.
Na persona é possível identificar características comuns como sexo, idade, ocupação, região, estado civil, até detalhes mais específicos como suas necessidades, dores, desejos, sonhos, as soluções que busca para determinado serviço ou produto e que maneira ela vai interagir com sua marca e suas estratégias de marketing.

A principal vantagem de criar uma ou mais personas é a possibilidade de tornar este processo mais humano e deixar mais claro as necessidades e os anseios do seu cliente. Com a persona, o empreendedor pode entender melhor o seu público-alvo, ver mais claramente os problemas que elas têm e de forma você pode criar soluções que vão impactá-las de forma inteligente e eficiente.

Para identificar de forma correta o público-alvo de qualquer empreendimento, é necessário internalizar os visitantes online que sua empresa está atraindo e humanizar o relacionamento, afinal quem procura por soluções, serviços e produtos de uma determinada empresa são pessoas reais.

Passo a passo para criar uma persona
1) Defina a quantidade de personas
O primeiro passo é definir a quantidade desses seres humanos serão necessários criar. Alguns negócios precisam apenas de uma persona, pois o nicho de mercado é mais restrito e eles precisam direcionar as estratégias de marketing, produtos e serviços para essas características.
Por outro lado, há outros negócios virtuais que tem a necessidade de criar mais personas, pois diferentes públicos precisam ser impactados.
O importante é ter equilíbrio na quantidade de personas a serem criadas e para isso é fundamental conhecer seu público. A ideia é desenvolver perfis suficientes para representar os potencias clientes de seus serviços ou produtos.

2) Estabeleça as características básicas
É preciso estabelecer as informações básicas: sexo, idade, nome. Pode parecer bobagem, mas essas características são fundamentais, pois homens e mulheres se comportam de maneiras diferentes; pessoas com faixas etárias distintas tem visões diferenciadas, pois cada geração tem características em comum.
Esse passo tem grande importância na criação de sua persona, portanto é importante ter todas as informações:
Nome;
Ocupação e outros dados profissionais;
Idade;
Gênero;
Localização urbana;
Educação
Filhos
Salário/renda familiar;
Hobbies, entre outros.

3) Entenda as necessidades das pessoas
Entender as necessidades da persona é fundamental para que você possa oferecer soluções adequadas. Nessa etapa é importante entender a persona como um todo, desde suas características básicas como as mais intrínsecas e de que forma o empreendedor vai lidar com isso.

4) Descubra as dores do seu público
O empreendedor precisa entender quais as dores que seu serviço ou produto pode solucionar. As dores não são físicas e sim do dia-a-dia como desconhecimento de certa ferramenta, falta de tempo ou qualquer outra que necessita de uma solução.
As dores são a base para entender as objeções, ou seja, as atitudes de resistência que o público-alvo possuem e que precisam ser quebradas com as soluções apresentadas e tornar o processo de vendas muito mais fácil.

5) Descubra as soluções que poderão ser oferecidas
O empreendedor não vende apenas serviços ou produtos, ele vende soluções. Ao criar a persona, é preciso entender que ela terá uma solução oferecida que poderá acabar com sua dor. Isso vai tornar o processo de vendas muito mais eficiente e fácil.

É importante ter em mente que as personas variam de negócio para negócio. Um conteúdo desenvolvido para uma empresa de cultura possui uma linguagem completamente diferente de uma saúde e alimentação.
Ao criar uma persona para entrar em um funil de compras, é fundamental levar em consideração para construir desde a estrutura de um site diferenciado até estratégias de marketing coerentes ao seu persona.

Uma das melhores fontes de informação é realizar pesquisas nas redes sociais da empresa como Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest. Todas essas redes sociais são excelentes ferramentas para encontrar potenciais clientes e para isso, crie perguntas relevantes que vão nortear a construção do perfil das suas personas.
Além disso, a pessoa mais indicada para conhecer seu cliente, é ele mesmo. Entrevistas e pesquisas são o caminho mais curto e certeiro para construir as personas.

Esses dois tipos de técnicas podem revelara muito sobre os clientes. O empreendedor vai poder se aprofundar nas respostas nos clientes e descobrir realmente como eles são e traçar um perfil da persona completo e correto.

Foto de perfil de Rafael Rez

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", com 3.000 cópias vendidas nos primeiros 90 dias. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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