Marketing Pessoal

Philip Kotler define Marketing Pessoal como uma disciplina que “utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e da vida das pessoas, sobretudo valoriza o ser humano em todos os seus atributos”. Com base nessa referência, o Marketing Pessoal é um processo que envolve a concepção e o planejamento de ações de um indivíduo, com o objetivo de contribuir para a sua formação profissional. Para tanto utiliza-se da atribuição de um valor que seja compatível ao mercado, e a sua colocação deve ser divulgada no momento ideal para as pessoas certas, de forma que ambas as partes fiquem satisfeitas.

Um dos pontos principais dessa ferramenta é a valorização do ser humano e dos seus atributos e características, sejam elas do âmbito espiritual, intelectual ou físico. O objetivo máximo e primordial é o de potencializar as capacidades pessoais e profissionais. O princípio é o mesmo adotado no Marketing geral, no qual destaca-se os pontos fortes de determinado produto ou serviço no que se refere a estratégias de posicionamento. Logo, essa função é determinada pelo processo de catalisar todas as ideias, conceitos e pontos favoráveis do indivíduo para que sejam mostrados e divulgados ao mercado.

Em teoria é a definição de processo de um indivíduo, que passa pelo planejamento e detalhamento de todas as possíveis ações que serão colocadas em destaque para o mercado, tanto para a formação profissional, atribuição de um valor ou até para ações de promoção de cunho pessoal.

No panorama atual do mercado, onde existem muitos profissionais capacitados e poucas vagas, ter postura profissional e saber aplicá-la às estratégias do Marketing Pessoal é uma vantagem competitiva. Obter um bom posicionamento no mercado é uma tarefa que demanda um estudo cuidadoso e a adoção de estratégias específicas para cada pessoa. Por isso, cada vez mais a utilização dessa ferramenta se torna fundamental, uma vez que a pesquisa investigativa minuciosa para a detecção das potencialidades e dos pontos positivos de cada indivíduo a torna um excelente aliado para determinar o seu diferencial perante os concorrentes e o mercado.

A importância de uma análise profunda sobre o Marketing Pessoal pode ser destacada pelo fato de que o grande diferencial competitivo das empresas é a qualidade de seu corpo intelectual, ou seja, de seus funcionários e suas respectivas capacitações.

Os principais fundamentos para o sucesso do Marketing Pessoal são estabelecidos em cinco planos: o Posicionamento Emocional para os demais, a Comunicação interpessoal, a Capacidade em estabelecer uma ampla rede de contatos/relacionamentos, o Posicionamento da Imagem e as Formas de apoiar e incentivar os demais.

Para cada elemento principal deve-se compreender a sua definição específica. O Posicionamento Emocional é a maneira na qual as pessoas lembram das outras. É como a primeira impressão, que pode marcar a presença e gravar uma recordação da pessoa em determinado encontro, seja pela educação, sinceridade e toda carga de emoção, seja ela positiva ou negativa, que ficam registradas como impressões pessoais.

Comunicação Interpessoal é a interface do indivíduo com as pessoas do seu círculo de convivência, tanto pela capacidade de oratória como pela facilidade em criar vínculos de comunicação constante. São características que demonstram as qualidades pessoais das pessoas para o externo. Nesse aspecto podemos destacar a capacidade de algumas pessoas em se tornarem líderes.

A Rede de Relacionamento é um importante canal para manter os contatos de variados níveis e que são fundamentais para a inserção do indivíduo na sociedade e em seu núcleo de convivência. Nessa esfera se estabelecem os contatos tanto na forma vertical, onde existem relações com pessoas em planos mais elevados, quanto na forma horizontal, em relações com pessoas em planos semelhantes.

O Posicionamento da Imagem é a adequação das características no plano visual e a sua inserção no contexto da sociedade. Nessa esfera pode-se destacar a importância da composição ideal do visual e da boa aparência.

Por fim, a Forma de apoiar os demais é o elemento principal do Marketing Pessoal, pois através dele o destaque social pode ser ampliado. Estar atento ao comportamento e situação dos demais indivíduos do convívio social, apoiá-los e incentivá-los por meio de atitudes sinceras e transparentes, sempre com base nas qualificações, é uma forma de se manter sempre na lembrança daqueles que estão por perto.

Portanto, a prática do Marketing Pessoal deve ser cuidadosamente analisada, pois é através das atitudes verdadeiras com as demais pessoas e a postura diante da sociedade que o indivíduo se destaca. O principal desafio é saber dimensionar a rede de contatos, além de se impor de acordo com as suas qualidades e as potencialidades de forma positiva.