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Marketing Empresarial: entenda as ferramentas necessárias para o sucesso do negócio

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Falar em marketing dentro de uma empresa é tentar resumir em uma palavra um conjunto de ações específicas e variadas que visam impulsionar o negócio no mercado. O marketing empresarial possui longas décadas de história e passou por diversas fases no século 20. Contudo, o assunto nunca foi tão necessário e fundamental como é no mundo globalizado de hoje.

Entender os efeitos do marketing e a forma correta de planejar as ações empresariais através de análises internas e externas é um desafio para microempresas e grandes companhias. O crescimento da oferta de mercado, do consumo, da concorrência e o desenvolvimento tecnológico fizeram muitas alterações na forma de administrar uma empresa. A atenção dos gestores com as novas necessidades empresariais do mundo moderno torna-se indispensável.

O que começou como uma simples ideia sobre a forma adequada de se relacionar com os clientes e manter os produtos em alta, acabou ganhando inúmeras ramificações e focos diferentes. Atualmente, o marketing empresarial possui diversas variações que tentam abranger todos os setores e os mecanismos que compõem a estrutura de uma organização.

O sucesso de uma instituição financeira no século 21 está muito mais na capacidade da gestão enxergar os detalhes necessários para um planejamento adequado e um bom preparo para vencer os desafios. Quanto mais o marketing for utilizado para orientar os planos da companhia, maiores serão as chances do negócio atingir as metas e se tornar referência no ramo. Por isso, é fundamental que as empresas invistam em uma boa gestão de marketing, procurando atingir a essência do trabalho em todos os setores.

Quando as empresas estavam começando a se desenvolver na década de 1950, o conceito e a utilização de marketing não faziam muito sentido. A época era de um mercado sem concorrentes, em que os consumidores não possuíam poder de decisão e a compra dos produtos ou serviços estava sempre garantida. Entretanto, hoje em dia já não é mais possível manter um negócio ativo, com boa visibilidade e clientes fiéis sem o uso e o estudo das estratégias de marketing.

Marketing empresarial x Marketing pessoal

O conceito de marketing não se refere apenas ao mundo dos negócios, pois a ideia de marketing está muito mais ligada a um planejamento estratégico para atingir metas do que a estrutura de uma companhia em si. O marketing também pode ser utilizado de forma pessoal, por profissionais autônomos que buscam destaque no mercado ou trabalhadores que procuram por visibilidade no âmbito profissional.

O marketing pessoal funciona através do desejo pessoal de alcançar metas profissionais em um determinado período. Para esses profissionais, a busca pelos resultados ocorre através de um planejamento estratégico particular, muito diferente dos planos executados pelas companhias.

Já o marketing empresarial apresenta uma estrutura muito mais complexa, em que a dedicação de uma única pessoa não é o suficiente para alcançar as realizações desejadas. O marketing empresarial exige um trabalho em conjunto e uma união entre os gestores e os funcionários, com o comprometimento de fazer com que a empresa alcance o patamar desejado.

Manutenção da imagem e valores

Para a maioria das empresas, a principal preocupação gira em torno da imagem do negócio e como os clientes percebem a instituição e os seus produtos. As principais ações de marketing empresarial envolvem o relacionamento com os consumidores e os mecanismos que ajudam a gestão a entender aquilo que os compradores necessitam e desejam.

A imagem de uma marca é uma vertente que precisa de muita atenção e esforços da empresa, pois qualquer deslize pode acarretar em consequências irreversíveis. Nesse contexto, o marketing da comunicação interna também se torna importante, uma vez que a maneira como os funcionários enxergam a empresa reflete na imagem da marca também para o público externo.

Por isso, é essencial que a empresa tenha valores éticos e morais muito bem definidos para que os funcionários sintam segurança e respeitem o local de trabalho. Desta forma, o respeito dos consumidores também poderá ser concretizado. Os valores empresariais precisam abranger desde regras de trabalho e segurança, até os cuidados com a produção e qualidade do serviço, pensando em todos os fatores que influenciam na visão de imagem que os consumidores possuem sobre a empresa.

Principais tipos de marketing

Devido à ineficiência de um único tipo de marketing no cumprimento das metas empresariais, a mercadologia passou a estudar outros pontos que não podem ser ignorados por uma instituição e que também precisam de planejamento estratégico. O amadurecimento do marketing e as maiores necessidades de adotar planos eficientes nas instituições fizeram com que o marketing se dividisse em diversas áreas.

A cada ano novos conceitos e focos diferentes surgem no estudo do marketing, devido às necessidades que se apresentam como efeitos da tecnologia, desenvolvimento e globalização. Há tipos de marketing que são úteis para determinadas empresas, mas que possuem objetivos ainda distantes para pequenas companhias. No entanto, também há categorias do marketing empresarial que são necessárias para o maior número de entidades possíveis, devido à necessidade de manter a marca em alta.

Confira três tipos de marketing relevantes para qualquer organização:

Marketing de Relacionamento: Desde os primórdios da história da mercadologia, o marketing de relacionamento se fez necessário e se tornou a principal variante do marketing empresarial. Os clientes são a parte mais importante de qualquer negócio, pois se não houver vendas, a instituição simplesmente não existirá.

Endomarketing: Esse tipo de marketing é semelhante ao marketing de relacionamento, mas com objetivos internos. O endomarketing tornou-se necessário quando os estudiosos do assunto e os gestores de grandes companhias começaram a perceber a importância do bom relacionamento com o público interno. Cuidar apenas do público-alvo e esquecer de satisfazer às necessidades dos funcionários mostrou ser um grande erro, uma vez que o público interno influencia na qualidade do trabalho, no serviço prestado e na imagem da companhia.

Marketing Social e Ambiental: Esses dois tipos de marketing, social e ambiental, visam criar condições para que a empresa mostre a sua seriedade e o seu comprometimento com a sociedade. O marketing social tem por objetivo promover ações que tragam resultados positivos para a sociedade e ajudem a constituir um pensamento de compaixão e solidariedade com o próximo. Já o marketing ambiental tem como meta mostrar ao público que a entidade se preocupa com o meio ambiente e é ecologicamente correta. Esse marketing também auxilia na promoção de ações de educação ambiental na sociedade.

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