Nova Escola de Marketing

Como Fazer um Blog que venda!

Atualmente, somos atingidos com mais 4.000 mensagens publicitárias diariamente. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes. Um usuário online faz pelo menos 10 consultas a diferentes sites antes de decidir sua compra, segundo pesquisas do Google.
Diante desse novo cenário, as empresas estão descobrindo que a melhor forma de conquistar a atenção e o interesse dos usuários por seus produtos e marcas é criar conteúdo relevante e valioso por meio de informações, treinamento, dicas e entretenimento E o melhor canal para se fazer isso tudo é o blog.
Há milhões de blogs, mas nem todos são capazes de realizar negócios online e gerar dinheiro. O principal ponto é escrever conteúdo qualificado e relevante.

Para ter um blog de vendas
É importante levar em consideração alguns aspectos importantes para se ter um blog de vendas

1) Não incentive cliques nos anúncios: Os anúncios do Google Adsense não permitem incentivar os cliques. Esse tipo de anúncio só levara para uma outra página de venda e você não terá remuneração nenhuma sobre ela. Nunca incentive as pessoas a clicarem nos anúncios.

2) Não crie um blog somente para vender produtos: Você focar o seu trabalho no blog em oferecer conteúdo relevante e útil para os seus clientes. Os assuntos dos artigos devem alimentar as necessidades que os leitores tenham e solucionar problemas também.

Em lugares apropriados, você pode acrescentar os links de produtos que você recomenda, por exemplo:
Uma Loja Virtual que você está divulgando;
Uma página de captura de contatos;
Um hotsite de algum produto que você tem para vender;
Uma página do blog específica para a venda dos produtos;
O link de algum sistema de afiliados, etc.
3) Inclua análises, comparações e avaliações de produtos: Os consumidores costumam a decidir pela compra de um serviço ou produto com base em análise, avaliações por parte de outros consumidores.

4) O assunto principal do seu blog precisa ser compatível com o produto ou serviço que você vende: O seu conteúdo precisa conversar com os produtos ou serviços que você está oferecendo. Não faz sentido algum você fazer um blog de acessórios de moda e vender produtos para pets. A comunicação precisa está integrada.

Você precisa respeitar o seu blog e o seu consumidor. O espaço publicitário do seu blog vale ouro, por isso você precisa usá-lo com consciência para vender produtos que realmente funcionam e que tem aderência com seu conteúdo. Não transforme o seu blog numa verdadeira vitrine, o cliente não gosta disso.
Há várias maneiras de fazer venda no seu blog:
Google Adsense;
Links de afiliados;
Venda de infoprodutos;
Publicidade tradicional.

Conscientize o consumidor
Use o seu blog para gerar conteúdos com posts diários, newsletters, etc. 15 milhões de consumidores online pesquisam em mídias sociais antes de concluir sua compra.

Atraia o cliente
As principais estratégias para atrair e transformar os visitantes em leads são:
Crie posts e conteúdos multimídias especializados, educativos ou técnicos;
Apresente cases de sucesso e depoimentos de clientes;
Desenvolva webinários com sessões interativas com perguntas e respostas;
É importante desenvolver um site com conteúdo personalizado para que o cliente sinta que suas necessidades ou problemas serão solucionados e possa proporcionar aumento nas visualizações das suas páginas, duração mais longas das visitas, e menor taxa de rejeição.

Converta o lead
As principais estratégicas que você pode utilizar para converter seu visitante em leda e fazer com que ele compre seus produtos ou serviços são:
Ebooks: Por meio de sua landing page e formulários, você poderá disponibilizar um ebook sobre um assunto interessante de seu mercado, em troca disso, você vai obter os contatos dele com informações úteis.
Newsletter: envie newsletter com mais explicações sobre assuntos que interessa o cliente para engajá-lo com seu conteúdo desde o início dessa parceria.
Desenvolva ofertas específicas e mais assertivas com descontos.

Envie e-mail marketing
O cliente precisa se convencer que seu produto ou serviço é o que ele procura, portanto envie um e-mail marketing para ele informando sobre sua marca, depoimentos, produtos ou serviços.
Personalize a comunicação, com conteúdo especial para ele, nome do lead nos e-mails marketings.

Estabeleça um relacionamento pós-venda
Trace estratégias pós-venda para encantar o seu cliente. Mostre a ele que você está feliz em fechar essa parceria, que está pronto para atende-lo e o quanto seu site é importante para ele. Para isso invista em algumas estratégias:
Webinários privados – ofereça esse serviço exclusivo para tirar dúvidas. Isso vai aumentar a confiança do seu cliente e te ajudará na fidelização.
Envie e-mail marketing de agradecimento, com questionário de satisfação, inclusive espaço para sugestões de melhorias.
Utilize diferentes plataformas de mídias sociais para comunicar as inovações e novidades.

Lembre-se que tudo começa no conteúdo de qualidade e relevante, segundo pesquisas:
60% dos consumidores confiam mais na sua marca após ler conteúdo;
90% dos consumidores online acham muito útil o conteúdo personalizado;
75%das pessoas não confiam em anúncios;
84% dos usuários entre 25 a 34 anos rejeitam seu site favorito por conta de anúncios intrusivos e irrelevantes.

Criar um blog que venda é um processo em partes complexo. Isso por que existem vários fatores envolvidos, como audiência, conversão e outros. Mas isso tudo pode ser resolvido com estudo, análise das métricas e um planejamento muito bem estruturado.

Foto de perfil de Rafael Rez

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", com 3.000 cópias vendidas nos primeiros 90 dias. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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