Nova Escola de Marketing

Como Criar um Blog para seu negócio

Criar um blog é uma das melhores formas de alancar o seu negócio.
Produzir conteúdo de qualidade e relevante é um dos principais requisitos se você deseja atrair mais clientes, fixar sua marca, tornar a comunicação mais direta, se uma referência e gerar e agregar valor.
Para criar um blog para o seu negócio, algumas dicas são essenciais:

Estude muito;
Se especialize ao máximo no nicho escolhido;
Produza conteúdo de qualidade;
Aumente o tráfego ou visitas;
Monetize e otimize seu blog;
Atualiza-se sempre, leia outros blogs relacionados com seu nicho, responda o formulário de outros blogs, deixe sua opinião com profissionalismo com o link do seu blog;
Responda sempre seus clientes, solucione seus problemas, dúvidas.

Escolha a plataforma certa
Para criar um blog, você precisa de uma plataforma. No mercado, há várias gratuitas como Blogger, Sapo, Tumblr, WordPress e outras.
Escolher a melhor plataforma para o seu negócio é fundamental para o sucesso do seu blog. A WordPress se destaca com uma das melhores para criar um blog.

Conheça seu nicho de mercado
O nicho de mercado é um conjunto de indivíduos que possuem desejos e problemas semelhantes. Você precisa entender tudo sobre seu público e o assunto que você definiu. E leia muito sobre sua área e diversos assuntos, livros de ficção, etc, pois isso vai te ajudar a ampliar os horizontes, ter mais ideias e ser criativo.
Além disso, é importante se inscrever nas listas das pessoas que se destacam em seu nicho. Receber o conteúdo dessas pessoas vai contribuir para o seu crescimento profissional, pois você vai perceber como seus concorrentes pensam, se comportam, escrevem e se comunicam.

Produza conteúdo qualificado e relevante
Esse o ponto principal de qualquer blog – o conteúdo. Para produzir conteúdo que realmente seja relevante e de qualidade para que você consiga se destacar entre a concorrência, siga as dicas abaixo:
Ensine coisas úteis para as pessoas;
Não confunda seu blog com uma loja virtual. Não exceda com produtos à venda.
Não se restrinja em colocar somente conteúdo no seu blog;
Inspire os leitores com histórias reais e dê informações relevantes.
Use diversos meios de comunicação para enriquecer seu trabalho – powerpoint, vídeos, imagens, etc.

Seja bem-humorado ao transmitir seu conteúdo.
Convide outras pessoas com credenciais a escreverem artigos no teu blog. Vai te dar mais credibilidade e aumentar seu tráfego.

E divulgue o conteúdo do seu artigo em diferentes plataformas com link para o seu blog imagem no Pinterest; trecho do artigo no Facebook; áudio do artigo publicado no formato Podcast no Soundclound; artigo publicado em PDF no Issu, Scribd e no Slidshare; e vídeo utilizado no seu artigo no canal Youtube.

Monetize seu blog
Utilize as ferramentas corretas de monetização, como inserção de anúncios de terceiros no blog; venda de infoprodutos e produtos físicos; geração de tráfegos para outros blogs e sites; e outros tipos de parcerias que gerem receitas. Em todos os casos, é essencial que o seu blog tenha bastante acessos apresentando conteúdos criativos e relevantes.

1) Venda de infoprodutos
Uma das formais mais eficientes de monetizar seu blog é vender infoprodutos, tais como:
ebooks contendo tutorias e cursos;
podcasts para dowloads;
vídeo-aulas;
e-magazines;
e infoprodutos em mídias físicas como DVDs e livros.

Essa é uma oportunidade que cresce muito no Brasil hoje em dia, pois com os recursos tecnológicos cada vez mais avançados, a falta de tempo e a necessidade crescente por uma maior especialização para se destacar no mercado de trabalho, a internet tornou-se uma das principais fontes de conhecimento para as pessoas que busquem se aperfeiçoar, tornando um excelente negócio online.

O importante é que seu blog tenha muitos acessos para gerar esse faturamento e sobretudo você precisa desenvolver conteúdo de muita qualidade para atrair mais e mais visitas para o blog e assinaturas das sua newsletter.
Além disso, domine as técnicas de SEO, o processo de otimização de sites para ferramentas de busca. Por meio dessas ferramentas, seu blog poderá se destacar nas primeiras posições nas páginas de respostas dos sites de mecanismos de buscas e atrair mais visitantes para o seu blog.

Anúncios do Google AdSense
O Google AdSense é o principal programa de afiliados que permite que qualquer empreendedor de negócio online ganhe dinheiro com os anúncios que são contratados por meio da rede de display do programa de links patrocinados do Google.
O AdSense funciona da seguinte forma: a empresa que deseja anunciar no Google, paga um determinado valor ao Google para que esse anúncio seja exibido quando uma palavra-chave específica é digitada ou quando a página de um site é acessada. Quando o anúncio exibido no seu blog for clicado, o anunciante vai pagar um valor determinado ao Google, que repassará um percentual à você.

Um dos segredos de ter um blog de sucesso é planejar todo os passos do projeto, desde do estudo das ferramentas, escolha da plataforma, definição do nicho de mercado, formas de monetização, ao incremento das visitas.
Outro ponto muito importante é manter sempre seu blog atualizado, de preferência diariamente, mas no máximo uma vez por semana coloque conteúdos novos. Mantenha-se sempre informado com as tendências tecnológicas, mercadológicas e as notícias de um modo geral. Isso vai facilitar suas escolhas para o seu próximo conteúdo.

Foto de perfil de Rafael Rez

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI", com 3.000 cópias vendidas nos primeiros 90 dias. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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