Nova Escola de Marketing

Por que é tão importante fazer um planejamento de marketing?

Para ajudar a entender, apresentamos os motivos que mostram como um planejamento de marketing adequado pode ajudar a alavancar a otimização do seu negócio e direcioná-lo para o caminho do sucesso.

Identificação do público-alvo ideal

Quando se inicia um negócio, geralmente, o empresário já sabe o que vai vender. O próximo desafio é descobrir para quem vender. Qual é o perfil do meu público consumidor? Onde ele está? Quando está disponível? São perguntas que devem ser respondidas quando se realiza um planejamento de marketing.

As pesquisas realizadas dentro do mercado em que está inserido o negócio revelam informações preciosas para a elaboração de um excelente plano estratégico de ações. Começando pela identificação de um público-alvo bem definido que deve direcionar com precisão as ações de marketing, evitando assim as perdas de tempo e recurso onde não há chance de resultados satisfatórios.

Conhecimento amplo sobre o mercado

A realização de um planejamento de marketing detalhado permite que o empresário conheça profundamente as necessidades do mercado em que atua. É nesse momento da pesquisa que, possivelmente, surgirão ideias inovadoras para propor soluções criativas para as dificuldades e carências do nicho em que está inserido.

Seria praticamente impossível conseguir tantas informações sobre o negócio e o mercado de atuação sem a realização de pesquisas e elaboração de um planejamento de marketing adequado. Os clientes anseiam por essas soluções e você pode oferecê-las, conhecendo profundamente o mercado.

Segredos da concorrência

É muito comum que, quando se prepare para abrir um negócio em um determinado nicho de mercado, queira alcançar ou superar o líder daquele segmento. Um planejamento de marketing bem estruturado pode tornar essa ação possível. Mas primeiro é necessário conhecer muito bem os concorrentes que devem disputar uma fatia do mercado.

Através da realização de uma pesquisa mais detalhada, o empresário pode reconhecer falhas existentes nos processos, pontos fortes e,o mais importante, descobrir segredos que levaram o concorrente a se destacar e obter o sucesso em sue segmento de atuação.

Metas e objetivos claros

Todo esse entendimento vai ajudar a definir objetivos e prazos realistas, assim como quais conteúdos devem usar usados, para incluir Marketing de Conteúdo no projeto.

Desenvolver um planejamento de marketing significa conhecer o mercado e o público-alvo o suficiente para compreender o que precisa ser feito para se destacar em seu nicho de atuação escolhido, apresentando soluções criativas que supra a carência das necessidades existentes. Isto não acontecerá necessariamente da noite para o dia, mas vai depender da persistência e velocidade em que forem aplicados e mensurados os resultados.

Dessa forma, o planejamento de marketing permite apresentar objetivos concretos e, baseado em pesquisas, traçar metas reais, tangíveis e alcançáveis em um determinado período de tempo. Podemos chamar essa etapa de cronograma de atividades a serem executadas para o alcance do objetivo com maior eficiência.

Métrica de resultados

Medir o sucesso de um planejamento de marketing é tão importante quanto o seu desenvolvimento e aplicação. Quais são os KPIs de sucesso a curto e a longo prazo do seu negócio?

São as métricas de resultados que dirão se o plano estratégico é adequado ou precisará de correções para redirecionar no rumo dos objetivos definidos.

Sem essas informações ficará difícil tomar alguma atitude com relação ao futuro do negócio, colocando em risco o sucesso do empreendimento a curto, médio ou longo prazo. Nesse ponto, o planejamento de marketing torna-se essencial para dar uma direção que leve o negócio ao sucesso pretendido.

Foto de perfil de Rafael Rez

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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