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As 8 melhores ferramentas para pesquisa de palavra-chave

Seja para o melhorar a visitação orgânica do seu site através da técnicas de SEO, para fazer campanhas de Links Patrocinados ou para buscar oportunidades de conteúdo para o seu site ou blog, a pesquisa de palavras-chave é uma atividade fundamental para o sucesso no Marketing Digital.

Sem dúvida é a tarefa mais importante para se criar a base de todos os esforços de campanhas, ofertas de conteúdo e posts úteis para os interesses da sua audiência. Isso não só dá ideias sobre o que se passa na cabeça do público alvo, como também ajuda a preencher potenciais lacunas entre consumidores e os produtos ou serviços que estão procurando.

Embora a pesquisa de palavras-chave seja essencial para SEO e CPC, existem diferenças entre os dois. Com o CPC, você está basicamente dando lances em um leilão, pagando cada vez que alguém clica no anúncio. A posição dos seus anúncios nos resultados da pesquisa é determinada pelo seu lance, multiplicado pelo seu índice de qualidade, que em parte é composta da qualidade dos anúncios, palavras-chave e páginas de destino em seu site. Quanto maior a relevância das palavras do grupo de anúncios são uns aos outros, e aos seus anúncios e site, menos você terá que pagar por clique. Isso tem influência em quais palavras convertem mais, ou menos, nas suas campanhas no AdWords.

Pesquisa de palavra-chave para conteúdo

Muitas pessoas associam a pesquisa de palavras-chave apenas com o SEO, mas ela não deve ser menosprezada para Marketing de Conteúdo. O Google determina o ranking dos sites a partir das palavras-chave contidas no conteúdo, mas usa centenas de outras variáveis para determinar qual página tem o melhor conteúdo. Fazer bom conteúdo é tanto descobrir as melhores palavras quanto produzir conteúdo que atenda às demandas das pessoas que estão pesquisando esta palavra.

Felizmente, existem muitas ferramentas para ajudar em seus esforços, e você pode construir extensas listas de palavras-chave. Veja abaixo algumas das melhores ferramentas do mercado, algumas gratuitas e outras pagas.

Confira cada uma delas:

  1. Planejador de palavras-chave do Google (https://adwords.google.com/ko/KeywordPlanner)

A ferramenta mais óbvia e amplamente utilizada em pesquisa de palavras-chave é o “Keyword Planner” do Google. Esta ferramenta permite que os anunciantes busquem por novas expressões e tenham idéias de grupos de anúncios, ou seja, formas de agrupar as palavras por similaridade. A ferramenta do Google fornece estatísticas para cada termo, incluindo volume de pesquisa e o custo médio estimado por clique. Ela é útil durante as fases iniciais do brainstorming de palavras-chave, mas não deve ser a única ferramenta usada para pesquisa. Como diz o Google, você pode usar o planejador “para criar as bases para uma campanha bem sucedida”. Ele pode fornecer uma orientação para a organização do grupo de anúncios e ampla seleção de palavras-chave, mas você contar exclusivamente com esta ferramenta, pode perder a oportunidade de trabalhar com algumas expressões de “long tail” consideradas valiosas.

  1. “Autocomplete” do Google

Comece digitando uma palavra ou frase na caixa de pesquisa do Google, e previsões que podem ser semelhantes ao que você está procurando podem aparecer. O algoritmo de preenchimento automático é baseado em muitos fatores, incluindo quantas vezes os usuários procuraram por um termo no passado. É especialmente útil se você está procurando por palavras-chave de “long tail” baseadas em uma palavra ou uma frase. Escreva sua palavra principal na caixa de busca e depois cada letra do alfabeto para ver pesquisas relacionadas. Coloque também um espaço antes da sua palavra chave para ver mais variações.

Pesquisa de palavras-chave no autocomplete do Google

  1. Übersuggest (ubersuggest.org)

Como você deve ter adivinhado, Übersuggest é uma ferramenta de sugestão de palavras-chave. Esta ferramenta utiliza dos dados do Google e outros buscadores, bastando apenas colocar o termo que tem em mente e adicionar uma letra ou número na frente dele para extrair sugestões, de uma só vez. Em outras palavras, ele faz várias das tarefas descritas anteriormente (item 2 acima) para você automaticamente! Também é útil para pesquisa de palavras-chave de “long-tail” ao ajudá-lo a encontrar nichos específicos à serem explorados dentro do seu mercado.

Apesar disso, é uma ferramenta básica e que só deve ser usada para gerar idéias e expandir suas listas de palavras-chave. Nunca passei mais do que alguns minutos navegando através das centenas de sugestões, mas às vezes você pode descobrir palavras-chave que você não teria pensado.

  1. KeywordTool.io (keywordtool.io)

A ferramenta é semelhante ao Übersuggest porque ele usa o “autocomplete” do Google, mas leva a um passo à frente, gerando até 750 sugestões por palavra-chave. Ele funciona com 83 línguas e 129 domínios de Google (.com.br; .com.ar; .com.uk… para filtrar apenas os países de seu interesse). Além disso, ele gera automaticamente sugestões em ordem alfabética para frases que incluem palavras antes e após o seu termo base. Não há nenhum CAPTCHA ou anúncios para distrair os anunciantes de sua pesquisa em profundidade e a melhor parte sobre esta ferramenta é a facilidade na navegação. Se você quer uma ferramenta rápida e simples sugestão de “long tail”, recomendamos este.

  1. WordStream (www.wordstream.com/keyword-research)

Apesar de ter recursos limitados, o WordStream é uma ferramenta de sugestão de palavra-chave sofisticada, que pode fornecer termos altamente relevantes e valiosos para seu tema escolhido. A ferramenta fornece frases de “long tail” mais diversificadas que o Keyword Planner do Google, onde todas as sugestões fornecidas são mais fortemente relacionadas do que das ferramentas mencionadas anteriormente. Ele alega ter mais de 1 trilhão de consultas e usuários não-pagantes que pesquisam até 30 vezes por dia. Infelizmente, algumas métricas como o volume de pesquisa e tamanho da concorrência são bloqueadas, incentivando você se inscrever para a versão paga (que é cara). WordStream tem outras funções gratuitas, incluindo pesquisa de nichos, grupos e palavras-chave negativas, tudo o que pode ajudar a refinam suas listas.

  1. Keyword Eye (básico) (www.keywordeye.com)

Keyword Eye é uma ferramenta visual de pesquisa de palavras-chave que apresenta uma “nuvem” com sugestões, onde tamanho e cor representam o volume de pesquisa e de competitividade. Você também pode ver as sugestões exibidas em uma grade e classificar resultados por uma determinada métrica. Com o plano gratuito, os usuários têm 20 buscas por dia, até 100 palavras-chave por relatório e a base de dados de 25 domínios do Google. Diferentemente da ferramenta “WordStream”, aqui você é capaz de ver o volume de pesquisa, competição de PPC e uma pontuação do competidor correspondente. Ele fornece os dados de “long tail” e de fácil consumo, uma ótima alternativa para o “Keyword Planner” do Google. É interessante para mostrar planejamentos mais visuais para os clientes.

  1. Keyword Revealer’s (www.keywordrevealer.com)

Keyword Revealer’s permite que você veja sugestões de palavras-chave relevantes, bem como a métricas correspondentes como: volume de pesquisa, CPC e lucro estimado. Semelhante ao “Keyword Eye”, se destina a mostrar-lhe como a competição é difícil e prever quais palavras-chave podem ser rentáveis. As sugestões que fornecem a ferramenta são extremamente relevantes e vale a pena navegar por lá.

Infelizmente, as contas gratuitas permitem apenas 3 buscas por dia, então escolha suas pesquisas com sabedoria!

  1. AdWords Search Terms (adwords.google.com.br)

Não se esqueça que as palavras-chave mais valiosas podem vir dos termos de busca que os visitantes usam antes de clicaram no seu anúncio. Para isso é preciso já ter uma campanha de anúncios funcionando no Google AdWords.

Pesquisa de palavras-chave

Não há melhor maneira de entrar na sua mente do que ver exatamente como eles procuraram para seus produtos ou serviços! Ao usar o relatório de termos de pesquisa dentro da interface do Google AdWords, lembre-se de adicionar termos de alto desempenho para seu grupo de anúncios como palavras-chave. Se um termo for irrelevante e ainda sim “ativar” o seu anúncio, adicione ela como uma palavra negativa.

Para acessar o relatório de consulta de pesquisa no AdWords, vá para a guia palavras-chave, clique em “Detalhes” e selecione “Todas”.

  1. Bônus: SEMRush (www.semrush.com)

Se você pretende subir a outro nível e fazer uma pesquisa de palavras-chave com muito menos esforço e com conclusões muito mais eficientes, eu recomendo usar o SEMRush.

Com o SEMRush é possível não só pesquisar palavras-chave, mas saber quais sites aparecem nos resultados no Google para cada uma delas, identificar quem são seus principais concorrentes (sites que aparecem para várias buscas que interessam a você) e saber quais são as palavras-chave que levam mais visitas a cada um destes site. Além disso, você pode saber quais palavras-chave os concorrentes comprar no Google AdWords, o quanto investem por mês e qual o volume de tráfego que obtém de resultados orgânicos e de resultados patrocinados.

É literalmente uma mina de ouro para descobrir ótimas palavras-chave, saber quais palavras convertem mais e onde você deve focar suas energias primeiro. Você pode monitorar todas as posições de busca do seu site, as posições no Google dos seus concorrentes e planejar ações para fazer conteúdo que vá rankear na frente deles.

Assista este Webinar para a SEMRush (em português), onde o Rafael Rez mostra um pouco como uso a ferramenta para descobrir oportunidades de conteúdo, desenvolver estratégias de conteúdo e pesquisar temas de interesse de cada audiência:

 

 

 

 

Conheça mais sobre o SEMRush >>>

Lembre-se que a pesquisa de palavras-chave é um processo contínuo e permanente, e escolher as palavras “corretas” pode resultar em uma campanha altamente bem sucedida e rentável. Existem muitas outras ferramentas gratuitas de palavra-chave na internet, mas estes citados são alguns que achamos particularmente útil para melhorar a qualidade das pesquisas.

Sinta-se livre para compartilhar quaisquer outras ferramentas que usa nos comentários abaixo!

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Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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