Nova Escola de Marketing

WordPress ou Blogger, o que é melhor para SEO?

Featured Video Play Icon

Uma dúvida comum é qual plataforma de blog escolher para gerenciar o seu site, o seu portal ou o seu blog de conteúdo. 14% dos um milhão de sites mais populares do mundo utilizam WordPress. Hoje, 63 milhões de sites do mundo inteiro utilizam WordPress. Estes números são uma pequena introdução para não deixar dúvidas do quanto a plataforma em questão é poderosa.

Em um vídeo recente, o Matt Cutts comentou e comparou o Blogspot e o WordPress. Como profissional do Google, logicamente não lhe é permitido enaltecer o produto concorrente e dizer que o Blogspot não é bom. Mas, no site próprio dele, ele utiliza o WordPress.

A vantagem de se utilizar qualquer uma das plataformas, é que você pode migrar entre si. Você pode trazer um blog de Drupal, de WordPress, de Blogspot, você pode migrar esses conteúdos entre si; isto envolve certa complexidade, mas é possível. Você não está amarrado a eles para sempre. Mas como uma escolha em termos de SEO, eu recomendaria fortemente o SEO. O SEO, hoje, é uma das plataformas mais flexíveis, em termos de SEO e de gerenciamento como um todo. São milhares de plug-ins disponíveis que você pode utilizar para fazer qualquer nível de personalização. Existem milhares de plug-ins gratuitos, e também existem os plug-ins pagos. Dependendo da necessidade que você tiver, a maior parte desses plug-ins não chega a custar nem 100 dólares. Então, é muito barato, e muito fácil de implementar. Os próprios desenvolvedores é que lhe dão suporte se você tiver alguma dificuldade de implantação. A maioria dos desenvolvedores dá suporte em inglês, mas existe uma relativa flexibilidade, facilidade de fazer isso.

Eu gerencio todos os meus sites em WordPress, e recomendo meus clientes a fazerem o mesmo. Sempre que possível, a gente migra um site de outra plataforma para o WordPress, porque só fazendo isso já há um ganho de audiência. Sem configurar nada, sem mexer em nada, sem mexer no conteúdo, você já tem um ganho. Deve haver algum amor oculto entre a equipe do Google e a do WordPress, porque tudo lá dentro funciona melhor.

Se você está pensando em uma plataforma de CMS, e está querendo fazer uma escolha robusta, confiável, segura e otimizada, eu recomendo o WordPress ao seu site, o que não o impede de testar plataformas em outros CMS’s. O TypePad é uma boa plataforma, o Joomla o Durpal é uma boa plataforma, mas o WordPress vai conseguir te dar uma segurança e uma robustez que na maioria das outras não vai existir.

É isso aí. Vamos instalar o WordPress hoje, e começar a usá-lo.

Foto de perfil de Rafael Rez

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Assista à série Marketing Hacks!

Opinar







Patrocinadores

Web EstratégicaMonetizze

Mantenedores

LaharSEMRushLeadLoversSambatechClint.digitalUnbounce

Marketing focado
em resultados!  

Receba o melhor conteúdo de marketing no seu e-mail toda semana: